Sua Saúde | O que é miopia?


Por Camila Dantas

A Miopia é a condição em que os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe. A palavra "miopia" vem do grego "olho fechado", porque as pessoas com esta condição, freqüentemente apertam os olhos para ver melhor à distância.

Como definição, a miopia é uma ametropia em que um feixe de raios de luz paralelos, ao atravessar a córnea, vai encontrar o seu foco antes da retina. O olho míope apresenta uma curvatura corneana acentuada ou comprimento do olho além do normal. Por esse motivo, a formação da imagem se dá antes da retina, resultando em uma baixa de visão. É uma condição herdada e geralmente é descoberta na idade de 8 a 12 anos.

Durante a adolescência, quando o corpo está crescendo rapidamente, a miopia fica pior. Mais tarde, entre os 20 e 40 anos, há pouca alteração. Para uma pessoa míope, objetos próximos são nítidos, mas objetos distantes ficam embaçados e difíceis de distinguir. A compensação de miopia é feita com o auxílio de lentes côncavas (lentes negativas).

Essas lentes podem ser oftálmicas (lentes para óculos), ou lente de contato. Um dos primeiros sintomas da miopia é dificuldade em enxergar objetos distantes e visão turva; outros sintomas que ajudam no diagnóstico são: pestanejar constante, dores de cabeça e tensão muscular.

Nenhum comentário on "Sua Saúde | O que é miopia?"

Leave a Reply