2012 Simples


“Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo o coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como consequência. Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha. Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro. Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham. Porque são incapazes de sonhar. E tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma. A propósito disso, lembro-me de uma passagem extraordinária, que descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse: “Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo.” E ela respondeu: “Eu também não, meu filho.” Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que pensar e realizar tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.
Meu segundo conselho: pense no seu país. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. Afinal, é difícil viver numa nação onde a maioria morre de fome e a minoria morre de medo. O caos político gera uma queda de padrão de vida generalizada. Os pobres vivem como bichos, e uma elite brega, sem cultura e sem refinamento, não chega a viver como homens. Roubam, mas vivem uma vida de Odorico Paraguassu.
Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito. É exatamente isso que está escrito na carta de Laodicéia. É preferível o erro à omissão. O fracasso, ao tédio. O escândalo, ao vazio. Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso. Colabore com seu biógrafo. Faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido. Tendo consciência de que cada homem foi feito para fazer história. Que todo homem é um milagre e traz em si uma revolução. Que mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, e caminhar sempre com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra. Não use Rider, não dê férias aos seus pés. Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: eu não disse!, eu sabia! Toda família tem um tio batalhador e bem de vida. E, durante o almoço de domingo, tem que aguentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo o que ele faria, se fizesse alguma coisa. Chega dos poetas não publicados. Empresários de mesa de bar. Pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta de noite, todo sábado e domingo, mas que na segunda não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, porque não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar. Eu digo: trabalhem, trabalhem, trabalhem. De 8 às 12, de 12 às 8 e mais se for preciso. Trabalho não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio, que é a morada do demônio, e constrói prodígios […] Trabalhe! Muitos dos seus colegas dirão que você está perdendo a vida, porque você vai trabalhar enquanto eles veraneiam. Porque você vai trabalhar, enquanto eles vão ao mesmo bar da semana anterior, conversar as mesmas conversas, mas o tempo, que é o senhor da razão, vai bendizer o fruto do seu esforço, e só o trabalho o leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão. E isso se chama sucesso.” (Texto atribuído a Nizan Guanaes, citação de Ed Renè Kivitz em seu livro “Vivendo com Propósitos”).
Espero sinceramente, que 2012 seja um ano em que você vá além dos projetos e dos sonhos. Que você ouse realizar e construir. Expressar nesta terra, a imagem de Deus que se faz conhecida de todos pela criação e pela sua maravilhosa obra.
Que Deus abençoe você e sua família com sua paz e sua infinita graça.

Jidlafe Rodrigues

3 comentários on "2012 Simples"

  1. Essa foi a mensagem!!
    Perfeita viu, foi inspiração de Deus.

    graça e paz

    Norma Sampaio

    ResponderExcluir
  2. Caro Jidlafe


    Obrigado pela mensagem. Espero que cada um de nós possamos algo de bom, entre tanto conselhos bons nela contidos.

    Desejo a você e a toda sua família um 2012 repleto de grandes realizações na vida e no trabalho.

    Um abraço fraterno aos fazem a UA do Centro e Estação do Trablho.

    Feliz NATAL e um 2012 cheio de PAZ.

    Francisco Papito de Oliveira Filho

    ResponderExcluir
  3. Caro Jidlafe e Rosana,
    fiquei muito tocada com a sua mensagem porque ela é realmente aquilo que penso sobre a vida: Nada se consegue sem trabalho,e tudo que é feito com AMOR é realizado com satisfação real. A vida é um presente divino, aprendemos cada dia a sonhar outros sonhos e desconstruir sonhos obsoletos. Isso é evoluir, é crescer com o passar dos anos é aprender a ser feliz com esses momentos.
    Muita paz, saúde, harmonia em sua família que Deus abençõe você sua família e toda sua equipe de trabalho.


    Selênia Ma. Feitosa e Paiva

    ResponderExcluir