Mais importante do que tudo


Você já teve ou tem medo do escuro?

Lucas 5.1-11 - Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo. Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca". Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes". Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar. Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! " Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens". Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram. 

A noite pode ser difícil
Aqueles homens passaram toda a noite trabalhando, mas não tiveram sucesso nenhum. Passamos por diversas “noites” em nossas vidas, onde o nosso esforço é vão. São momentos em que nada que fazemos dá certo e a escuridão da noite não nos deixa ter nenhuma perspectiva de futuro.

Nesse sentido, o que significa “uma noite” pra você?

A alegria vem pela manhã

Salmo 30.5 - Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. 

A ordem de Jesus é lançar as redes novamente. Um recomeço. Contra as indicações naturais, Pedro obedeceu e nós devemos obedecer também. Confiando na palavra de Jesus, podemos iniciar novamente e seguir adiante.

É interessante imaginar que, se os pescadores tivessem sucesso à noite, não veriam a ação de Deus pela manhã!
  
O que você entende por “lançar as redes”?

Jesus nos dá uma nova vida
A proximidade com Jesus, fez Pedro perceber seu pecado. O arrependimento é o início de uma nova perspectiva, que abre as portas para ouvirmos o chamado de Jesus: “venha comigo! Farei de você um pescador de “peixes” muito mais importantes!

De que adianta querer encher o barco da vida com tantas coisas e afundar? Perceba que eles deixaram tudo e seguiram ao Senhor. Jesus se tornou mais precioso do que o barco e do que os peixes!

O que significa “deixar tudo” pra você? Qual é o seu “barco” a ser deixado para seguir Jesus?

Nenhum comentário on "Mais importante do que tudo"

Leave a Reply