A RESSURREIÇÃO DA NOSSA ESPERANÇA

Lucas 24.13-21

Os dois discípulos caminhavam de Jerusalém a Emaús (distância de 11km). Estes discípulos viraram as costas para Jerusalém deixando de lado uma promessa. Eles receberam uma promessa, mas havia um requisito: tinham que permanecer em Jerusalém. Infelizmente não esperaram, pois suas expectativas foram frustradas. Para eles tudo tinha acabado! Jesus havia morrido há três dias e junto levou suas esperanças. Assim, sem objetivo e sem destino, retornaram a Emaús, assim como Pedro retornou às pescarias. A palavra-chave para entender o que se passava com aqueles discípulos é frustração.

Emaús significa "lugar nenhum”. Quando tiramos a visão do alvo e passamos a lamentar, certamente vamos perder o foco no que foi estabelecido e vamos a “lugar nenhum”. Precisamos entender que "chorar o leite derramado" de nada vai adiantar. Agora é mudar o diálogo. Mudar as expressões e as conversas. Olhar para o que interessa: Jesus. Está em direção a Emaús? Volte para Jerusalém!

As expectativas são frustradas, quando os olhos do nosso entendimento perdem o reconhecimento de Jesus. Infelizmente, às vezes nos comportamos como o povo de Israel no deserto. Esquecemos o que foi feito por Deus, pelos nossos pastores e pelos nossos irmãos. Esquecemos que aquele que nos trouxe até aqui é o mesmo que nos levará adiante. Aquele que iniciou uma boa obra em nós, é fiel para completá-la! Pare e pense: O que Deus fez no passado em sua vida, que ajuda você a confiar que Ele ainda o ajudará no presente e no futuro?

Quando pensamos que Deus está alheio a nós, distante, tendemos a perder a esperança. Isaías 43.2 mostra que nós estamos 24 horas debaixo do olhar de Deus. Quer passemos pelas águas, quer passemos pelo fogo. Que Deus maravilhoso! Mesmo que Ele pareça estar longe há três dias, meses, anos... ele está presente. Os discípulos estavam tão decepcionados que não perceberam que Jesus já estava ali, do seu lado.

Quando perdemos a esperança nossas forças são tomadas pelas tristezas. Desta forma não damos chance de Deus falar e agir no nosso coração. Quem já passou por problemas emocionais sabe: não é só a sua alma que fica fraca. O corpo sente e sente muito. As forças se vão. É hora de reagir e deixar Deus agir transformando a condição da nossa alma. Afinal, melhor mesmo é abandonar a vida da alma e viver no Espírito!

A ressurreição da nossa esperança acontece quando Jesus fica conosco, quando vamos a Jesus e quando mantemos comunhão com o Senhor. É a Palavra de Deus que aquece o nosso coração e faz toda a diferença nos momentos de frustração e decepção. Você tem uma esperança que deixou de lado e até desistiu? Você já saiu da vontade de Deus, indo para “lugar nenhum”? Esse é o tempo de renovar a esperança! Vamos voltar para Jerusalém! Ali o Senhor estabeleceu o seu lugar: o centro do propósito de Deus.

Baseado na pregação do Pr. Valdeon Almeida (Comunidade Evangélica Vida em Cristo), na Igreja Renovo em 28/11/2010.

Um comentário on "A RESSURREIÇÃO DA NOSSA ESPERANÇA"