Nosso Terreno!


Mateus 13.1-9

Nesse estudo, iremos falar sobre um dos bens mais preciosos que Deus nos deu, nosso coração. O coração é o terreno que devemos guardar com muito cuidado e onde Deus planta e lavra verdadeiramente, pois é a habitação do Senhor dos Exércitos.
Devemos lembrar que a semente é boa, pois é a Palavra de Deus. Assim a diferença estará no coração. O coração deve estar segundo a vontade do Pai. Portanto, devemos estar cercados de coisas que edificam e glorificam a Deus, assim tudo que vier será de origem dEle.
Na parábola, Jesus cita quatro tipos de terreno:
Terreno 1: Beira do Caminho
Mt. 13.19 – Todos os que ouvem a Palavra e não compreendem. Mc. 4.15 – Enquanto ouvem, logo Satanás tira a Palavra semeada. Lc. 8.12 – Satanás quer retirar a semente antes que você creia, para que não seja salvo.
O Senhor planta em nossos corações as maravilhas do seu reino. Porém, muitos tem o coração tão duro que a semente não penetra na terra, o que facilita o trabalho de satanás, que logo vem para roubar a Palavra semeada, não permitindo que seja compreendida e crida.
Você já teve a experiência de ouvir ou ler a Bíblia e não entender nada? Por que isso acontece?
Terreno 2: Rochoso
Mt. 13.20,21 – Ouve a Palavra e a recebe logo, com alegria. Não tem raiz, por isso dura pouco. Vindo a angústia e a perseguição, logo abandona. Lc. 8.13 – Crêem apenas por algum tempo e logo se desviam. São aqueles que permitem que as adversidades da vida tirem o seu foco, abandonam a fé e facilmente perdem o alvo da salvação.
A palavra de Deus é recebida e guardada em nosso coração como um presente precioso. Devemos, pois, deixar que as raízes destas sementes tomem o controle de nossas vidas. A perseguição é apenas um sinal de que o Senhor nos dará a vitória!
Terreno 3: Com Espinhos
Lc. 8.14 – São os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. Mt. 13.22 – Ouve a Palavra, mas os cuidados (afazeres, preocupações, dedicação) do mundo e a fascinação (atração, sedução, encanto) das riquezas sufocam a palavra que fica infrutífera.
Um coração guiado por Deus é o nosso objetivo. Ele nos dá condições para cumprir as tarefas cotidianas, porém não devemos deixar que elas tomem o lugar que pertence a Ele. A beleza do mundo é passageira, mas a herança de Deus é eterna.
Diga uma coisa que você pode fazer de prático, pessoalmente, para deixa a Palavra de Deus frutificar em sua vida.
Terreno 4: Boa Terra
Mt. 13.23 – Ouve a Palavra e a compreende. Mc. 4.20 – Ouvem a Palavra e a recebem. Lc. 8.15 – Tendo ouvido de bom e reto coração, retém a Palavra.
O Espírito Santo é quem trabalha cada terreno. Peça a Ele que prepare o terreno do seu coração e que o frutifique com perseverança.

Nenhum comentário on "Nosso Terreno!"

Leave a Reply