No dia em que Deus julgar os segredos dos homens


Romanos 2.1-16
Você já foi julgado injustamente por alguém?
A Bíblia nos fala aqui de um julgamento de Deus sobre os homens.
Esse julgamento é verdadeiro, absoluto e imparcial, sem chance de escape, mas aplicado apenas após grande bondade e paciência de Deus.
1. Você, um simples homem (2.3)
* Entender as próprias limitações – julgar a si mesmo. Avaliar-se diante das Escrituras. Retirar sua própria trave dos olhos. Entender também as limitações dos outros – amar o próximo.
Rm. 2.3 - Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus? Rm. 2.21 - Então você, que ensina os outros, não ensina a si mesmo?
Examine-se a si mesmo, antes de qualquer coisa. Devemos nos posicionar frente ao erro do irmão, no sentido de querer ajudar. Mas antes, devemos praticar em nossa vida.
2. Em Deus não há parcialidade (2.11)
* Não são os que ouvem a Palavra, mas os que a praticam que serão justificados.
Rm. 2.13 - Porque não são os que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus; mas os que obedecem à lei, estes serão declarados justos.
* O julgamento de Deus recai sobre nós por causa da dureza do nosso coração.
Rm. 2.5 - Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado,
você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o s
eu justo julgamento.
* O problema é que todos se nivelaram por baixo. Não há nenhum justo!
Rm. 3.10-12 - Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer".
Aquele que, ouvindo a palavra de Deus, não a pratica, sofrerá as consequências do julgamento do Senhor.
Será que Deus ainda julga as pessoas, em tempos modernos? Que evidências você teria para falar disso?
3. A bondade de Deus leva ao arrependimento (2.4)
Rm. 3.21-28 - Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
* Manifestou-se agora uma justiça que provem de Deus!
* Justiça que é mediante a fé na pessoa de Jesus Cristo!
* Os que crêem são justificados gratuitamente, por Sua graça!
Deus assim tornou-se o Justo e Justificador daquele que tem fé em Jesus! A justiça é providência de Deus. Creia, basta ter fé, e essa fé vem do Senhor Jesus.

O preço já foi pago!

Nenhum comentário on "No dia em que Deus julgar os segredos dos homens"

Leave a Reply