O amor Ágape

I João 4.7-12

Nessa época, muito se fala sobre o amor das mães. De fato, o amor humano mais é aquele manifestado por uma mãe. Entretanto, mesmo sendo assim, sabemos que neste amor ainda há falhas. O amor de Deus é o único que realmente pode se manisfestar sem defeito, pleno e incondicional.

Ágape é a expressão do amor que é incondicional e voluntário, isto é, não coloca condições para amar, e é algo que se decide fazer voluntariamente.

No texto que acabamos de ler, obtemos algumas verdades sobre o verdadeiro amor, que iremos compartilhar a seguir:

O amor procede de Deus – Ele é quem resolveu nos amar primeiro, mesmo sendo nós ainda pecadores. Nosso amor por Ele é uma resposta a este amor.

Quem não ama não conhece a Deus – o amor é fruto de uma relação com Deus. Só um novo coração pode amar verdadeiramente. Toda a Palavra de Deus está firmada no amor. Mateus 22.34-40

O amor precisa ser manifestado – Deus manifestou o seu amor num ato sublime: deu o seu filho como propiciação pelos nossos pecados.

Devem haver manifestações verticais de amor para Deus, mas o próprio Deus espera que tenhamos relacionamentos de amor para com o próximo. Quando amamos uns aos outros, o amor de Deus é aperfeiçoado em nós.

I Coríntios 13.4-7 mostra as características do verdadeiro amor e, portanto, daquele que ama:

Paciente
Bondoso
Não invejoso
Não busca vanglória
Não orgulho
Não maltrata
Não procura seus interesses
Não guarda rancor
Não se alegra com a injustiça, mas com a verdade
Tudo sofre, crê, espera e suporta.

O amor essencialmente não é um sentimento ou característica que se possa adquirir por esforço. O amor é uma pessoa. Deus é amor. Aquele que permanece Nele, ama. Esforcemo-nos sim, para nos relacionarmos com Deus e sua Palavra e seremos cada dia transformados à sua imagem de AMOR.
 
 
Para reflexão:
E nós? Como podemos manifestar o amor que recebemos?
Pessoalmente, em qual dessas características você precisa melhorar?

Nenhum comentário on "O amor Ágape"

Leave a Reply