Venha para a Festa!

“Certo homem estava preparando um grande banquete e convidou muitas pessoas. Na hora de começar, enviou seu servo para dizer aos que haviam sido convidados: ‘Venham, pois tudo já está pronto’. “Mas eles começaram, um por um, a apresentar desculpas. O primeiro disse: ‘Acabei de comprar uma propriedade, e preciso ir vê-la. Por favor, desculpe-me’. “Outro disse: ‘Acabei de comprar cinco juntas de bois e estou indo experimentá-las. Por favor, desculpe-me’. “Ainda outro disse: ‘Acabo de me casar, por isso não posso ir’. “O servo voltou e relatou isso ao seu senhor. Então o dono da casa irou-se e ordenou ao seu servo: ‘Vá rapidamente para as ruas e becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos’. “Disse o servo: ‘O que o senhor ordenou foi feito, e ainda há lugar’. “Então o senhor disse ao servo: ‘Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia. Eu lhes digo: Nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete’ ”. (LUCAS 14.16-24 NVI)
Quem já deu uma festa sabe o trabalho que dá. São tantos preparativos, tantos detalhes que precisam ser observados: a lista de convidados, os convites, as comidas, música, decoração... Alguns anfitriões nem conseguem aproveitar sua própria festa, pois o cansaço, o estresse e a correria tiram todas as energias. Mas, imagine se depois de tanto trabalho, os convidados não vierem... Que tristeza! Foi isso que aconteceu nessa estória que Jesus contou. Deus preparou uma grande festa, quando enviou o seu Filho, Jesus, para que todas as pessoas que cressem nele não viessem a perecer, mas recebessem a vida eterna (João 3.16). Estava tudo preparado, pois Ele nos amou, mesmo sendo nós ainda pecadores. Fico pensando: quais são as desculpas que sempre são dadas quando não se quer participar da festa que o Pai preparou? Na verdade o que não faltam são as desculpas. Em um mundo de tanta correria como esse em que vivemos, é muito fácil encontrar uma forma sutil e educada de dizer que há algo mais prioritário no momento, que desenvolver uma comunhão mais profunda com Deus, para não ir à igreja ou mesmo para servir ao Senhor com maior intensidade. Falta de tempo, necessidade de ganhar dinheiro, o trabalho e a própria família são alguns dos exemplos de desculpas que podemos dar para não participar da grande festa de Jesus.
Uma vez que o convite foi rejeitado pelos primeiros, todos fomos convidados. Quem foram os verdadeiros participantes da festa? Pobres, deficientes e todos os que aceitaram o convite. Afinal, a festa é de graça e aberta a todos. Esses são aqueles que não tinham nada a oferecer. Reconheceram que não deveriam estar naquela festa, mas estão simplesmente porque aceitaram o convite. É isso mesmo! Deus valoriza a nossa presença em sua festa e não as “maravilhas” que fazemos, mesmo que supostamente sejam para Ele. O Pai deseja aproximar-se de pessoas que reconhecem nele a única forma de preencher suas vidas e querem apenas estar em sua casa. “Mas a todos quantos o receberam, deus-lhes o poder de se tornaram filhos de Deus.” Então, não perca tempo e venha para a festa!

Jidlafe Rodrigues

Nenhum comentário on "Venha para a Festa!"

Leave a Reply