I João 4.7-12
Nessa época, muito se fala sobre o amor das mães. De fato, o amor humano mais é aquele manifestado por uma mãe. Entretanto, mesmo sendo assim, sabemos que neste amor ainda há falhas. O amor de Deus é o único que realmente pode se manisfestar sem defeito, pleno e incondicional.
Ágape é a expressão do amor que é incondicional e voluntário, isto é, não coloca condições para amar, e é algo que se decide fazer voluntariamente.
No texto que acabamos de ler, obtemos algumas verdades sobre o verdadeiro amor, que iremos compartilhar a seguir:
O amor procede de Deus – Ele é quem resolveu nos amar primeiro, mesmo sendo nós ainda pecadores. Nosso amor por Ele é uma resposta a este amor.
Quem não ama não conhece a Deus – o amor é fruto de uma relação com Deus. Só um novo coração pode amar verdadeiramente. Toda a Palavra de Deus está firmada no amor. Mateus 22.34-40
O amor precisa ser manifestado – Deus manifestou o seu amor num ato sublime: deu o seu filho como propiciação pelos nossos pecados.
Devem haver manifestações verticais de amor para Deus, mas o próprio Deus espera que tenhamos relacionamentos de amor para com o próximo. Quando amamos uns aos outros, o amor de Deus é aperfeiçoado em nós.
I Coríntios 13.4-7 mostra as características do verdadeiro amor e, portanto, daquele que ama:
Paciente
Bondoso
Não invejoso
Não busca vanglória
Não orgulho
Não maltrata
Não procura seus interesses
Não guarda rancor
Não se alegra com a injustiça, mas com a verdade
Tudo sofre, crê, espera e suporta.
O amor essencialmente não é um sentimento ou característica que se possa adquirir por esforço. O amor é uma pessoa. Deus é amor. Aquele que permanece Nele, ama. Esforcemo-nos sim, para nos relacionarmos com Deus e sua Palavra e seremos cada dia transformados à sua imagem de AMOR.
Para reflexão:
E nós? Como podemos manifestar o amor que recebemos?
Pessoalmente, em qual dessas características você precisa melhorar?
Nenhum comentário on "O amor Ágape"