Uma vez que ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo, trata-se da mais importante mensagem que podemos levar às pessoas, pois é esta experiência que nos levará a uma eternidade com Deus. O contexto de João 3, nos trará alguns aspectos importantes sobre o novo nascimento:
- Nem todo o que diz “Senhor! Senhor!” será salvo. João 2.23-3.2 - muitas pessoas creram em Jesus por causa dos milagres, inclusive Nicodemos, mas, como vimos no texto, Jesus não se confiava a eles, pois conhece a natureza humana. Assim, podemos dizer que nascer de novo implica a morte dessa natureza, para que possamos receber a vida de Cristo em nós. Romanos 6.6-8.
- Como podemos nascer de novo? João 3.14-18
O único caminho para o novo nascimento é crer na obra que Jesus realizou na cruz:
- Quando Cristo foi crucificado, fomos atraídos a ele. João 12.32,33
- Quando ele morreu, morremos para o pecado. Romanos 6.1,2
- Quando ele foi sepultado, deixamos nossa velha vida para trás. Romanos 6.11,12
- Quando ele ressuscitou, recebemos uma nova vida em Cristo! II Co. 5.17.
- Somos chamados a viver na luz. João 3.20,21
Já encerrando a conversa com Nicodemos (que tinha ido procurar Jesus à noite), Jesus ainda dá essa “direta”: quem pratica a verdade, não precisa se esconder da luz! A vida de quem nasceu de novo, é pautada em distância do pecado, na verdade, em justiça, liberdade, ausência de medo, em paz, com alegria, sem condenação e sem acusação. Uma vida na luz.
Para reflexão:
Você acha que uma pessoa que já nasceu de novo, dá evidências dessa nova vida? Se sim, quais são essas evidências?
Quando falamos em morrer para o pecado e viver para Deus, o que você entende? Isso tem alguma coisa a ver com nossas atitudes diárias?
Mesmo tendo uma nova vida em Cristo, ainda cometemos erros que nos entristecem e também a Deus. Qual deve ser a sua atitude quando percebemos nossas falhas?
Nenhum comentário on "Necessário é nascer de novo"