Um jovem que orava

Daniel 1.8

Daniel era um jovem judeu, trazido de sua terra para a Babilônia a mandado de Nabucodonosor. As qualidades requeridas pelo rei eram: que fossem da família real, da nobreza, sem defeito físico, de boa aparência, cultos, inteligentes, que dominassem vários campos do conhecimento, capacitados para servir no palácio do rei.

No palácio foi determinado que eles estudariam a língua e a literatura dos babilônios, comeriam uma porção diária da comida e do vinho da mesa do rei, receberiam um treinamento de 03 anos e depois passariam a servir ao rei.

Diante das imposições do rei, Daniel tomou certas posições:

Primeira: não se contaminar. Dn 1.8.
Portanto, Daniel decidiu não se tornar impuro. Daniel tinha suas convicções, e as manifestou com coragem. Faça uma experiência de tomar uma posição radical por Jesus! (v 12). Vejamos o resultado nos vv 18 e 19. É assim que o Senhor faz!.

Segunda: orar pela misericórdia de Deus. Dn 2.17.
Ao se ver em aperto, Deniel correu para Deus e junto com seus amigos buscou auxílio no lugar certo.

Terceira: orar 3 vezes ao dia, agradecendo ao seu Deus. (Dn 6.13).
Nada foi capaz de tirar Deniel da comunhão diária com Deus. Ele sabia que dependia de Deus para tudo em sua vida.

Essa é a grande necessidade da igreja de hoje: POSIÇÃO e PROPÓSITO. O Senhor tem lugares excelentes para os seu filhos ocuparem, porém os filhos de Deus precisam estar preparados. Precisam ter posição diante de Deus.

A resposta vamos encontrar em Hebreus 13:8. Vejamos.


Para reflexão:
Que coisas podem nos contaminar no mundo de hoje? 
Que posição devemos tomar diante dessas coisas?
Vamos orar juntos nos comprometendo a servir ao Senhor com a dedicação que serviu o nosso irmão Daniel.

Não jogue sua vida no lixo!

Mateus 16.24-26

A cada dia milhares e milhares de pessoas perdem suas vidas. Não se trata somente dos que morrem nas catástrofes, no trânsito, pelas doenças ou pela violência do nosso mundo. Estamos nos referindo aos que estão desperdiçando as suas próprias vidas, estando ainda vivos!

O que Jesus nos ensina nesse texto é que o segredo da vida plena está em perder a própria vida para ganhar a vida de Cristo.

Existem três passos a serem dados por aqueles que decidem seguir a Jesus:

1. Negue-se a si mesmo – abandone a si mesmo. Abra mão de coisas que julga importantes: sonhos, projetos, desejos, tempo... negue sua velha natureza e vida de pecado.
2. Tome a sua cruz – tomar a cruz é continuar morrendo para o pecado e para o mundo. A cada dia vamos descobrindo outras coisas a abandonar e coisas novas do caráter de Cristo a adquirir.
3. Venha após mim – seguir Jesus. Imitar Jesus. Fazer como Ele faz e ser como Ele é. Viver como ele vive, de forma espontânea.

Quem quiser salvar a vida a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará. O texto nos faz uma proposta: morte ou vida. Deus hoje está nos propondo a vida! Veja Deuteronômio 30.11-20.

Verdades sobre a proposta de Deus:

1. A Palavra está ao nosso alcance.
2. A Bíblia pode ser praticada na terra.
3. É para nós. Não somente para outros povos. Não somente para os outros.
4. Está bem próxima de nós.
5. A vida é uma escolha que fazemos a cada dia.
6. Escolha a vida!
7. Não se desvie da Palavra de Deus.
8. Ame o Senhor.
9. Ouça a Sua voz.
10. Apegue-se firmemente a Ele.

CRISTO É A NOSSA VIDA!

Refletindo...
Para você, o que significa perder a própria vida? Qual a coisa mais difícil de abrir mão por Jesus?
Na sua opinião, qual a vantagem de tomar a cruz? Qual o resultado? Vale a pena?
Que atitude prática você tomará diante da proposta que Deus lhe faz hoje?

Necessário é nascer de novo

João 3.3-7

Uma vez que ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo, trata-se da mais importante mensagem que podemos levar às pessoas, pois é esta experiência que nos levará a uma eternidade com Deus. O contexto de João 3, nos trará alguns aspectos importantes sobre o novo nascimento:
  1. Nem todo o que diz “Senhor! Senhor!” será salvo. João 2.23-3.2 - muitas pessoas creram em Jesus por causa dos milagres, inclusive Nicodemos, mas, como vimos no texto, Jesus não se confiava a eles, pois conhece a natureza humana. Assim, podemos dizer que nascer de novo implica a morte dessa natureza, para que possamos receber a vida de Cristo em nós. Romanos 6.6-8.
  1. Como podemos nascer de novo? João 3.14-18
O único caminho para o novo nascimento é crer na obra que Jesus realizou na cruz:
    • Quando Cristo foi crucificado, fomos atraídos a ele. João 12.32,33
    • Quando ele morreu, morremos para o pecado. Romanos 6.1,2
    • Quando ele foi sepultado, deixamos nossa velha vida para trás. Romanos 6.11,12
    • Quando ele ressuscitou, recebemos uma nova vida em Cristo! II Co. 5.17.
  1. Somos chamados a viver na luz. João 3.20,21
Já encerrando a conversa com Nicodemos (que tinha ido procurar Jesus à noite), Jesus ainda dá essa “direta”: quem pratica a verdade, não precisa se esconder da luz! A vida de quem nasceu de novo, é pautada em distância do pecado, na verdade, em justiça, liberdade, ausência de medo, em paz, com alegria, sem condenação e sem acusação. Uma vida na luz.

Para reflexão:

Você acha que uma pessoa que já nasceu de novo, dá evidências dessa nova vida? Se sim, quais são essas evidências?

Quando falamos em morrer para o pecado e viver para Deus, o que você entende? Isso tem alguma coisa a ver com nossas atitudes diárias?

Mesmo tendo uma nova vida em Cristo, ainda cometemos erros que nos entristecem e também a Deus. Qual deve ser a sua atitude quando percebemos nossas falhas?