Sua Saúde: Você sabe o que é Optometria?


A Optometria é uma ciência da área da saúde com base na física. É responsável pelo cuidado primário da visão. O óptico-optometrista ocupa-se do exame do processo visual em seus aspectos funcionais e comportamentais, determinando e medindo cientificamente os defeitos de refração como: miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia, acomodação e motilidade dos olhos, prevenindo e corrigindo os transtornos da visão, prescrevendo e adaptando os meios ópticos compensatórios. Busca oferecer o máximo de rendimento visual com a mínima fadiga, por métodos objetivos e subjetivos.

O óptico-optometrista é o profissional não-médico especialista da visão. Não utiliza qualquer equipamento ou técnica invasiva ao corpo humano. Todos os seus equipamentos são de caráter observativo e direcionados à avaliação quantitativa e qualitativa do sentido visual, não fazendo uso de medicamentos e/ou métodos cirúrgicos.Caso o profissional encontre qualquer problema ou alteração ocular de origem patológica, ele está apto a reconhecê-lo e encaminhar a um especialista.


História da optometria

A palavra optometria vem do grego e deriva de "optometron", decomposta em "opto", que provém de "opsis" que significa visão e "metron" que siginifica medição. A história da optometria começa com a invenção dos óculos, em cerca de 1.300 d.C. A partir de então, as técnicas de correção de problemas oculares se desenvolveram muito. Em 1585 surgiu o primeiro médico oftalmologista, o europeu George Bartisch. Já no século XIV, na Antuérpia, surge a primeira associação que fiscalizava a ação, o acesso a profissão e a conduta dos optometristas, a Guilda dos Oculistas. A regulamentação profissional veio mesmo em 1895, no Reino Unido, com a criação da Associação Britânica de Óptica. Em 1896 foi criada a Associação Americana de Óptica, nos EUA, e no ano seguinte foi criada a Associação Americana de Optometristas. A profissão existe no mundo há mais de cem anos, sendo praticada em mais de 130 países.

Por Camila Dantas
by Vida Plena

Estudo da Semana: A Ceia do Senhor



Marcos 14.12-26
Iniciando nossa conversa semanal, trazemos um questionamento para você: “O que a Páscoa representa em sua vida?”
E enviou dois dos seus discípulos, e disse-lhes: Ide à cidade, e um homem, que leva um cântaro de água, vos encontrará; segui-o. Marcos 14:13
A partir do versículo 12, podemos observar que os discípulos estavam preparando a Páscoa. Porém, Jesus já havia dito o que eles, os discípulos, deveriam fazer e onde seria realizada a Ceia do Senhor.
O valor da Ceia é reconhecido pelos crentes em Cristo, que identificam o vinho e o pão como representação do corpo e sangue do nosso Redentor.
E, quando estavam assentados a comer, disse Jesus: Em verdade vos digo que um de vós, que comigo come, há de trair-me. Marcos 14:18
Mesmo em momento da Ceia, Jesus sabia que um de seus discípulos iria traí-lo. O pecado é uma forma de traição! Hoje, como você anda representando o sangue do Cordeiro que foi derramado para remissão dos nossos pecados?
Então, lhes disse: Isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos. Marcos 14:24
Representado pelo sacrifício do cordeiro, foi feita uma nova aliança da humanidade com Deus. Sejamos um povo que valoriza esse sacrifício, não há outro como Jesus, ele veio para nos dar vida. Contudo, examine-se durante a ceia do Senhor, seja digno de tamanha aliança!
“Irmãos e Irmãs, é tempo de intimidade com Deus. Busque-o!”
 Palavra por Pr. Antônio Rodrigues. Comentários por Igor Mariano.

Alargando a tenda!

Graça e paz!

Esse é o mote de 2013, para nós da Renovo: alargar o espaço da nossa habitação. Existem algumas maneiras de fazer isso e estamos trabalhando com o Senhor, para que isso aconteça.

Como ações práticas e visíveis, ampliaremos a área do nosso auditório e esperamos poder climatizá-lo até o final do ano. Mas essa não é a ação mais importante. O grande "destaque" é a ampliação do cuidado e pastoreio a cada membro da igreja. Para isso, temos fortalecido os ministérios com jovens, adolescentes, juniores e crianças, o ensino da Palavra, a oração e, principalmente, a multiplicação dos Pequenos Grupos. Serão quatro novos grupos até julho, todos já com data marcada para iniciar. Será uma grande festa, pois sabemos que é pela graça de Deus e para a Sua glória que tudo faremos.

Participe, envolva-se, comprometa-se! A casa é sua!!!

Deus abençoe você.

Jid Rodrigues.

Ministério de Jovens Renovo


No último domingo (7), foram apresentados os líderes que dirigirão o Ministério de Jovens da Igreja Cristã Renovo.

Victor, Camila, Igor e Talita já estão montando um cronograma de cultos e atividades direcionadas aos jovens membros para todo esse semestre. A programação inclui um encontro no próximo sábado (13), que consta em uma tarde de jogos interativos para animar a moçada da Renovo.

Em breve, será divulgado o cronograma com todas as datas para vocês ficarem ligados e não perder nenhum destes encontros.

"Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra". Salmos 119:9

Que Deus esteja à frente deste Ministério!

Sua Saúde: Cuidados antes das práticas esportivas


Ultimamente as pessoas estão investindo mais na realização de práticas esportivas, na busca de uma melhor qualidade de vida. Tendo como objetivo principal combater os males do sedentarismo. Vale lembrar que a prática de qualquer atividade física precisa de orientações, precauções e ajustes. Caso não haja, pode acabar gerando lesões que venham, inicialmente, afastar da realização da atividade e, por fim, limitar as atividades da vida diária.

Variadas são as lesões, partindo de uma entorse, lesão ligamentar, distensão muscular, fratura, tendinite, dentre outros agravos que podem acontecer em decorrência de uma atividade feita de forma irregular.

Dica: Decidiu que vai praticar um esporte? Se a reposta for “SIM”, antes procure um profissional da saúde que responda suas dúvidas e que possa te orientar e prevenir de possíveis lesões adquiridas na prática esportiva.

A coluna Sua Saúde é escrita semanalmente.
Texto por Igor Mariano.
by Vida Plena

Estudo da semana: Livres do pecado


Romanos 6.22

“Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna”.

Partindo da passagem acima, com todos os feitos de Deus em nossas vidas, como estamos lidando com a certeza da vida eterna?

1 | O abismo do preço

“Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá”. Ezequiel 18.4

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Romanos 3.23

Nas passagens acima, podemos observar que se fala bastante do pecado, no que acontece com os que pecam, sendo bastante preocupante a maneira com a qual a igreja anda levando essas afirmações! Afinal, “Que valor está sendo dado ao pecado?”, “O pecado ainda tenta nos dominar?”, “Mesmo sabendo da destituição, o que fazemos para mudar esse quadro?”

“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. 1 Coríntios 6.20

Portanto, já fomos libertos do pecado e vivemos pela graça do Pai. Então, sejamos dignos dessa misericórdia e vivamos debaixo dos mandamentos do Senhor.

2 | O abismo do mérito

“Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”. Efésios 2.3

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”. Efésios 2.8-9

Antes vivíamos de forma errada, tínhamos atitudes vãs e participávamos de tudo que não trazia felicidade ao coração de Deus. Hoje, somos conhecedores das leis e vivemos debaixo das asas protetoras do Pai. Mas saibamos que nada disso vem de nós e sim de Deus para com as nossas vidas.

Reflita e, caso queira, exponha como era sua vida sem a presença de Deus e hoje como você se encontra.

3 | O abismo da conquista

Gênesis 3.1-7

No exemplo acima podemos observar o que gerou “uma pequena” desobediência!

Poderíamos passar dias estudando essa passagem, mas precisamos identificar um ponto que, ainda nos dias de hoje, é preocupante aos filhos de Deus aqui na terra. O preço da conquista! Como você lida com seus desejos? Esses desejos são os mesmos do Senhor para sua vida? Caso não, como você busca identificá-los?

Colossenses 3. 1-10

Busquem a mudança, sejam a mudança, Deus investiu um alto preço em cada um de nós!

Palavra por Jidlafe Rodrigues. Comentários por Igor Mariano.

Está consumado!



Sim! Cristo venceu. Isso mesmo. Venceu, no pretérito perfeito mesmo. Na cruz, Ele aniquilou o pecado, desfez a iniquidade, matou a velha natureza, venceu a morte, destruiu o documento da dívida que nos acusava, tomou as chaves da morte e do inferno, nos perdoou, levou sobre si nossas dores, enfermidades e maldições, comprou para o Pai um povo de sua propriedade exclusiva, aos quais constituiu reino e sacerdotes, expôs à vergonha os principados e potestades, cumpriu toda a justiça de Deus e em sua glorificação nos fez assentar nas regiões celestiais, onde somos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais.


Bom... diante disso, creio que não restou muita coisa para nós fazermos a não ser aproveitar a forte correnteza do rio da graça de Deus e vivenciar tudo aquilo que já foi conquistado na obra redentora de Cristo. Hoje, convido você a buscar a experiência real da vida abundante que já foi providenciada a todos nós.

Que o Senhor ressurreto abençoe a sua vida!


Jid Rodrigues