Conselhos para o Ano Novo

1 – Relacionamentos
  • Cuidado com as amizades – Provérbios 22.24,25 - Não faça amizade com pessoas grosseiras ou violentas; você poderá pegar os seus maus costumes e depois não conseguirá livrar-se deles. 23.20 - Não ande com gente que bebe demais, nem com quem come demais.
  • Olhe para Deus e não para o sucesso dos outros – Provérbios 23.17.18 - Não tenha inveja dos pecadores. Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida. Assim, o seu futuro será brilhante, e você não perderá a esperança.

2 – Família
  • Mantenha os marcos antigos – Provérbios 22.28 -Não mude de lugar os marcos de divisa de terras que os seus antepassados colocaram.
  • Discipline seus filhos – Provérbios 23.13,14 - Não deixe de corrigir a criança. Umas palmadas não a matarão. Para dizer a verdade, poderão até livrá-la da morte.
  • Honre seu pai e sua mãe – Provérbios 23.22 - Escute o seu pai, pois você lhe deve a vida; e não despreze a sua mãe quando ela envelhecer.

3 – Trabalho e negócios
  • Negócios seguros – Provérbios 22.26,27 - Não aceite ser fiador de ninguém porque, se você não puder pagar a dívida, levarão embora até a sua cama.
  • Trabalho bem feito – Provérbios´22.29 - Você conhece alguém que faz bem o seu trabalho? Saiba que ele é melhor do que a maioria e merece estar na companhia de reis.
  • Trabalho com equilíbrio – Provérbios 23.4,5 - Não se mate de trabalhar, tentando ficar rico, nem pense demais nisso. Pois o seu dinheiro pode sumir de repente, como se tivesse criado asas e voado para longe como uma águia.

4 – Momentos da vida
  • Momentos difíceis (quando você está mal) – Provérbios 24.10 - Quem é fraco numa crise é realmente fraco.
  • Momentos bons (quando você está bem) – Provérbios 24.17 - Não fique contente quando o seu inimigo cair na desgraça.

Por fim...
Aprenda o mais que puder – Provérbios 23.12 - Preste atenção no que lhe ensinam e aprenda o mais que puder.

Graça e paz!

Jidlafe Rodrigues, pr.

2012 Simples


“Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo o coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como consequência. Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha. Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro. Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham. Porque são incapazes de sonhar. E tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma. A propósito disso, lembro-me de uma passagem extraordinária, que descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse: “Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo.” E ela respondeu: “Eu também não, meu filho.” Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que pensar e realizar tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.
Meu segundo conselho: pense no seu país. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. Afinal, é difícil viver numa nação onde a maioria morre de fome e a minoria morre de medo. O caos político gera uma queda de padrão de vida generalizada. Os pobres vivem como bichos, e uma elite brega, sem cultura e sem refinamento, não chega a viver como homens. Roubam, mas vivem uma vida de Odorico Paraguassu.
Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito. É exatamente isso que está escrito na carta de Laodicéia. É preferível o erro à omissão. O fracasso, ao tédio. O escândalo, ao vazio. Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso. Colabore com seu biógrafo. Faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido. Tendo consciência de que cada homem foi feito para fazer história. Que todo homem é um milagre e traz em si uma revolução. Que mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, e caminhar sempre com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra. Não use Rider, não dê férias aos seus pés. Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: eu não disse!, eu sabia! Toda família tem um tio batalhador e bem de vida. E, durante o almoço de domingo, tem que aguentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo o que ele faria, se fizesse alguma coisa. Chega dos poetas não publicados. Empresários de mesa de bar. Pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta de noite, todo sábado e domingo, mas que na segunda não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, porque não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar. Eu digo: trabalhem, trabalhem, trabalhem. De 8 às 12, de 12 às 8 e mais se for preciso. Trabalho não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio, que é a morada do demônio, e constrói prodígios […] Trabalhe! Muitos dos seus colegas dirão que você está perdendo a vida, porque você vai trabalhar enquanto eles veraneiam. Porque você vai trabalhar, enquanto eles vão ao mesmo bar da semana anterior, conversar as mesmas conversas, mas o tempo, que é o senhor da razão, vai bendizer o fruto do seu esforço, e só o trabalho o leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão. E isso se chama sucesso.” (Texto atribuído a Nizan Guanaes, citação de Ed Renè Kivitz em seu livro “Vivendo com Propósitos”).
Espero sinceramente, que 2012 seja um ano em que você vá além dos projetos e dos sonhos. Que você ouse realizar e construir. Expressar nesta terra, a imagem de Deus que se faz conhecida de todos pela criação e pela sua maravilhosa obra.
Que Deus abençoe você e sua família com sua paz e sua infinita graça.

Jidlafe Rodrigues

Faça de 2012 um ano realmente novo


Um ano novo se aproxima. Como você costuma se preparar para esse tempo? Pinta a casa, compra roupa nova... faz planos...faz votos...

Como bem falou um homem de Deus: “O objetivo de um ano novo não é que nós deveríamos ter um ano novo. É que nós deveríamos ter uma alma nova.” Gilbert Keith Chesterton

Lucas 12.16-21

Temos aqui um exemplo de um projeto fracassado: parecia ser um grande negócio, mas o homem não contava com o fator tempo limitado, pois estava cheio de presunção.

A história começa com uma grande abundância. O tempo da prosperidade é traiçoeiro. Esse é um tempo de prova. Mas o homem, envolvido em sua ganância, sendo já rico, não pensou na possibilidade de repartir.

Você já pensou para que Deus nos dá bens de sobra?

Não bastasse a ganância, aquele homem se achava muito esperto e resolvia tudo só, dispensando conselhos.  Ambicioso, sempre arquitetava planos maiores. O celeiro é pequeno demais? Destrói e constrói outros maiores. Assim, sua vida era focada em resultados. Quando alcança uma meta, partia para outra.

A visão de vida desse homem era acumular sempre mais para estar seguro de que poderia descansar e desfrutar dos prazeres. A sua visão de vida determina o que você faz, como você age, como você se relaciona com as pessoas, como você lida com as coisas. Qual a sua visão de vida?

Para ter um 2012 realmente novo, atente para três princípios essenciais:

  1. Integridade (inteiro): o contrário é hipocrisia. Não banque o crente raimundo, um pé na igreja e outro no mundo.Promessa: Lc. 12.8-9. Ele o confessará diante dos anjos de Deus.
  2. Prioridade para os valores superiores. Investir tempo, dinheiro e inteligência no Reino de Deus. Promessa: Lc. 12.31. Todas as coisas dessa vida serão acrescentadas.
  3. Prontidão no serviço ao Cordeiro. Longe de nós o comodismo e falta de compromisso. Promessa: Lc. 12.37. Ele lhe dará lugar à mesa e lhe servirá.

Pra. Rosana Rodrigues

Mais importante do que tudo


Você já teve ou tem medo do escuro?

Lucas 5.1-11 - Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo. Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca". Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes". Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar. Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! " Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens". Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram. 

A noite pode ser difícil
Aqueles homens passaram toda a noite trabalhando, mas não tiveram sucesso nenhum. Passamos por diversas “noites” em nossas vidas, onde o nosso esforço é vão. São momentos em que nada que fazemos dá certo e a escuridão da noite não nos deixa ter nenhuma perspectiva de futuro.

Nesse sentido, o que significa “uma noite” pra você?

A alegria vem pela manhã

Salmo 30.5 - Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. 

A ordem de Jesus é lançar as redes novamente. Um recomeço. Contra as indicações naturais, Pedro obedeceu e nós devemos obedecer também. Confiando na palavra de Jesus, podemos iniciar novamente e seguir adiante.

É interessante imaginar que, se os pescadores tivessem sucesso à noite, não veriam a ação de Deus pela manhã!
  
O que você entende por “lançar as redes”?

Jesus nos dá uma nova vida
A proximidade com Jesus, fez Pedro perceber seu pecado. O arrependimento é o início de uma nova perspectiva, que abre as portas para ouvirmos o chamado de Jesus: “venha comigo! Farei de você um pescador de “peixes” muito mais importantes!

De que adianta querer encher o barco da vida com tantas coisas e afundar? Perceba que eles deixaram tudo e seguiram ao Senhor. Jesus se tornou mais precioso do que o barco e do que os peixes!

O que significa “deixar tudo” pra você? Qual é o seu “barco” a ser deixado para seguir Jesus?