Mateus 13.1-9
Jesus fala de um cenário onde há um semeador, uma semente e 4 tipos de terreno. O semeador simplesmente lança as sementes. Ele as lança em todo terreno. A semente é boa, pois é a Palavra de Deus. O que vai fazer a diferença é o TERRENO. O terreno é o seu coração. Por isso somos incentivados a, sobre tudo, guardar o nosso coração. Vejamos então, esses quatro tipos de terrenos e suas reações à Boa Semente, conforme os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas.
Primeiro terreno: Beira do Caminho. De acordo com Mateus (13.19), são todos os que ouvem a Palavra e não a compreendem. Evidentemente, se não a entendem, muito menos a praticam. Desta forma o ensino fica na superficialidade e mesmo enquanto ouvem, logo Satanás tira a Palavra semeada (Marcos 4.15). Na verdade, Satanás quer retirar a semente antes que você creia, para que não seja salvo (Lucas 8.12).
Segundo terreno: Rochoso. São pessoas que ouvem a Palavra e a recebem logo, com alegria. Infelizmente, essas pessoas não dão liberdade para que a Palavra crie raiz, por isso dura pouco. Vindo a ANGÚSTIA (um fator interno) e a PERSEGUIÇÃO (externo), logo abandonam a fé (Mateus 13.20,21).
Já Lucas (8.13) enfatiza que esses creem apenas por algum tempo e logo se desviam. Da forma como vem rápido, vão rápido.
Terceiro terreno: Com Espinhos. Lucas 8.14 – são os que ouviram e , NO DECORRER DOS DIAS, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. Ouvem a Palavra, mas os afazeres, preocupações e as coisas que tomam sua dedicação, além da fascinação (atração, sedução, encanto) das riquezas, acabam por sufocar a Palavra que fica INFRUTÍFERA, como efatiza Mateus (13.22). Marcos (4.19) acrescenta: e as demais ambições, CONCORRENDO, sufocam a Palavra, ficando ela infrutífera.
Quarto terreno 4: Boa Terra. Ouvem a Palavra e a COMPREENDEM (Mateus 13.23). Além disso, ouvem a Palavra e a RECEBEM (Marcos 4.20). E Lucas arremata expressando-se da seguinte forma: “tendo ouvido de bom e reto coração, RETEM a Palavra.” (8.15) Estas pessoas que conseguem reter, pelo ministério do Espírito Santo, a Palavra de Deus, frutificam a 30, 60 e 100 por um, o que é magnificamente explicado no evangelho de Lucas: ESTES FRUTIFICAM COM PERSEVERANÇA.
O Espírito Santo é quem trabalha cada terreno. Que Ele prepare o terreno do nosso coração a cada dia.
Graça e paz!
Jidlafe Rodrigues